FDNewS Banner
Bem-vindo ao FDNewS, Clique sobre o Título para ler o Artigo/Notícia

FDNewS Home
NASA detecta barreira feita pelo homem ao redor da Terra

Publicado: 05/07/2017


As sondas espaciais da NASA detectaram uma “barreira” feita pelo homem que circunda a Terra, e os testes confirmaram que está realmente afetando o clima espacial muito além da atmosfera do planeta.


 


Isso significa que estamos mudando a Terra severamente, tanto que os cientistas pensam em nomear uma nova era geológica. Mas a boa notícia é que, ao contrário de nossa influência no próprio planeta, essa bolha que criamos no espaço está realmente trabalhando em nosso favor.


 


Em 2012, a NASA lançou duas sondas espaciais para trabalhar em conjunto entre si à medida que percorriam os cinturões de Van Allen da Terra, a velocidades de 3.200 km/h. Nosso planeta é cercado por duas correntes de radiação (e uma terceira temporária) – a corrente interna se estende de cerca de 640 a 9.600 km acima da superfície terrestre, enquanto a corrente externa ocupa uma altitude de aproximadamente 13.500 a 58.000 km (8,400 a 36,000 milhas).


 


Recentemente, as sondas de Van Allen detectaram algo estranho ao monitorarem a atividade das partículas carregadas capturadas no campo magnético terrestre – as perigosas descargas solares estavam sendo mantidas afastadas por algum tipo de barreira de baixa freqüência.


 


Quando os pesquisadores investigaram, descobriram que essa barreira estava empurrando os Cinturões de Van Allen para longe da Terra ao longo das últimas décadas, e agora os limites inferiores dos fluxos de radiação estão realmente mais longe de nós do que eram na década de 1960.


 


Então o que mudou?


 


Um certo tipo de comunicação, chamado Very Low Frequency (VLF), tornou-se muito mais comum agora do que nos anos 60 e a equipe da NASA confirmou que ela pode influenciar como e onde determinadas partículas no espaço se movem.


 


“Uma série de experimentos e observações descobriram que, sob as condições adequadas, os sinais de comunicação de rádio na faixa de frequência VLF pode de fato afetar as propriedades do ambiente de radiação de alta energia em torno da Terra”, disse Phil Erickson do MIT Haystack Observatory em Massachusetts.


 


A maioria de nós raramente usará VLF em nossa vida cotidiana, mas eles são um pilar em muitas operações de engenharia, científica e militar. Com frequências entre 3 e 30 kilohertz, eles são muito fracos para transportar transmissões de áudio, mas eles são perfeitos para a difusão de mensagens codificadas em longas distâncias ou subaquáticas.


 


Um dos usos mais comuns dos sinais VLF é se comunicar com submarinos, mas porque seus grandes comprimentos de onda podem difratar em torno de grandes obstáculos como montanhas, eles também são usados para alcançar transmissões através de terrenos complicados.


 


Nunca foi a intenção dos sinais VLF ir a qualquer lugar que não seja na Terra, mas descobriu-se que eles estavam vazando no espaço ao redor do nosso planeta, e demoraram o suficiente para formar uma gigantesca bolha protetora. [ScienceAlert]


 

FDNewS - Sistema de notícias da Feirinha DIGITAL
Todos os direitos reservados para Feirinha DIGITAL / HAM Rádio BR