FDNewS Banner
Bem-vindo ao FDNewS, Clique sobre o Título para ler o Artigo/Notícia

FDNewS Home
MODO DIGITAL FT8 ESTA MUDANDO O RADIOAMADORISMO

Publicado: 05/11/2017


Alguns sugerem que a alta popularidade dos modos que permitem entrar em contato com as estações utilizando o computador e um simples software, resultou na diminuição de operadores nas faixas de CW e SSB em bandas como 6 metros e 160 metros.


Os modos tradicionais exigem muito mais interação e esforço por parte do operador; Os modos digitais mais novos não exigem tanto.


A recente criação do modo FT8 "rápido" ainda beta, desenvolvido por Steve Franke, K9AN e Joe Taylor, K1JT - o "F" e o "T" - trouxe essa faxilidade a todos nós Radioamadores. Alguns agora se perguntam se FT8 marca o fim de uma era e o início de uma era nova e para o Radioamadorismo.


"Nós ficamos tão surpresos quanto qualquer um sobre a rápida aceitação do FT8 para fazer QSOs nas bandas de HF", disse Taylor à ARRL nesta semana.


Ao invés de visualizar o FT8 como um joguinho de palavras, ele vê uma linha divisória entre esses modos digitais e modos mais tradicionais.


"SSB e CW são modos de uso geral", afirmou Taylor. "Eles são bons para ragchewing, DXing, contestes, comunicações de emergência, ou o que quer que seja.


O FT8 e os outros modos no WSJT-X são modos especiais. Eles são projetados para criar contatos confiáveis e sem erros usando sinais muito fracos - em particular, sinais que podem ser muito fracos para que os modos mais tradicionais sejam utilizáveis ou até muito fracos para ouvir ".


Taylor observa que a informação trocada na maioria dos FT8, JT65 e outros contatos em modo digital "é pouco mais do que o mínimo para o que é considerado um contato válido". Além dos sinais de chamada e relatórios de sinal, as estações podem trocar informações de posicionamento, como Grid Locator, e agradecimentos.


Os radioamadores comentaram recentemente em resposta a um post do Top Band Reflector, no qual Steve Ireland, VK6VZ, afirmou que, devido ao FT8, "o DXing de 160 metros mudou, talvez para sempre" nas últimas semanas.


A Irlanda disse que baixou o FT8, mas simplesmente não conseguiu usá-lo no ar. "Meu coração não está nele", ele escreveu. "O meu computador falará com o computador de outra pessoa, e não haverá sentido nem a maneira de enviar um CW ou o tom de sua voz. O humano no rádio de alguma forma está perdido. "


Em seu blog, Steve McDonald, VE7SL, compilou não apenas postagens da Irlanda, mas algumas respostas, embora não identificadas pelo nome ou pelo sinal de chamada.


Um comentarista sugeriu que o aspecto de mudança de jogo do FT8 é que aqueles que normalmente operam CW ou SSB migrarão para o FT8.


"A quantidade de atividades na freqüência FT8 de qualquer banda é fenomenal", observou o comentarista. Alguns se queixaram de que nenhuma habilidade está envolvida na criação de contatos usando modos digitais baseados em computador.


Outro sugeriu que o FT8 já está sendo vítima de seu próprio sucesso, com muitas estações que se aglomeram em torno das frequências designadas para o FT8.


Outros eram mais filosóficos, com observações a seguir: "É permitir que as pessoas que têm estações menores a oportunidade de entrar e usar seus rádios e um computador para fazer contatos que nunca teriam sido capazes de fazer. Isso é ótimo para o rádioamadorismo! "


Taylor concordou . À medida que ele vê,  O FT8 não substituirá modos como CW ou SSB. "No entanto, é claro que - pelo menos a curto prazo - muitos Radioamadores desfrutam de QSOs, em todo o mundo, usando equipamentos simples", disse ele. "Para este fim, FT8 é o melhor".


Em uma "conversa rapida" relacionada na Conferência de Comunicações Digitais ARAF-TAPR de 2017 (DCC) no início deste ano, o Editor Contributor ARRL Ward Silver, N0AX, desafiou seu público experiente a desenvolver um modo teclado-teclado "entre FT8 e PSK31" que apoiaria operação casual e competitiva, seja mais interferente e tolerante ao ruído e seja utilizável por aqueles com estações e antenas "simples".


 Ele também desafiou seus ouvintes a desenvolverem uma exibição de espectro "inteligente" que identificaria os sinais por modo, de modo que o Radioamador poderia se afastar da prática de deixar de lado freqüências específicas para os modos digitais.


Fonte - http://www.arrl.org/home


Colaborador da Feirinha  Mauricio Beraldo PY4MAB 



Mauricio Beraldo Py4mab


py4mab@amsat.org


http://br.groups.yahoo.com/group/ISSFANCLUBEBRASIL/



 

FDNewS - Sistema de notícias da Feirinha DIGITAL
Todos os direitos reservados para Feirinha DIGITAL / HAM Rádio BR