FDNewS Banner
Bem-vindo ao FDNewS, Clique sobre o Título para ler o Artigo/Notícia

FDNewS Home
Laboratório de Astronomia russo diz que o sol perdeu suas manchas

Publicado: 16/11/2017

sol


© Reprodução De acordo com o que informou na última segunda-feira (13) o LRAS, a sua face visível se apresentou sem nenhuma das suas características manchas


O número de manchas do Sol – considerado o principal indicador do nível de atividade solar – está, segundo dizem os cientistas, a “diminuir rapidamente para zero”. De acordo com o que informou na última segunda-feira (13) o LRAS, o Laboratório de Astronomia de Raio X do Sol da Academia das Ciências de Rússia, a sua face visível se apresentou sem nenhuma das suas características manchas.


“É difícil dizer se há manchas na face oculta do Sol, mas, de acordo com as fotos de há duas semanas atrás, quando essa face se encontrava de frente para a Terra, não havia também qualquer registo de manchas”, diz o laboratório.


A nossa estrela “está muito perto de se tornar um “objeto ideal, sem qualquer defeito“, como era imaginada antes do século XVII”, acrescentam os astrônomos do LRAS, com publicação feita pelo portal ZAP de astronomia.


De acordo com as previsões dos cientistas russos, a nossa estrela irá atingir o próximo mínimo solar entre o final de 2018 e a primeira metade de 2019. Nesta primeira fase, vão desaparecer as manchas e as emissões de matéria solar.


“Mas esta segunda-feira, até parece que isso já aconteceu“, disseram os astrônomos ao portal Zap. Na coroa solar, as regiões de plasma quente desaparecem e a radiação de raio X do Sol, por elas produzida, cai para quase zero. As manchas solares restantes, são extremamente simples e, embora estejam visualmente presentes, não são capazes de aquecer o plasma.

Fonte: MSN Notícias


 

FDNewS - Sistema de notícias da Feirinha DIGITAL
Todos os direitos reservados para Feirinha DIGITAL / HAM Rádio BR