FDNewS Banner
Bem-vindo ao FDNewS, Clique sobre o Título para ler o Artigo/Notícia

FDNewS Home
Campanha nacional de vacinação contra a poliomielite

Publicado: 25/08/2015

Está terminando a campanha de vacinação contra a poliomielite. A doença está erradicada no país, mas o vírus ainda circula em outros países e por isso é indispensável levar as crianças para receber a vacina.


Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite começou no sábado (15) e vai até 31 de agosto em todo o Brasil. Devem ser vacinadas crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos. 


 


A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença provocada por um vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros. Por isso, a vacina faz parte do Calendário Básico de Vacinação. 


 


Para combater esta doença existem duas vacinas contra a poliomielite. A vacina Sabin, chamada de vacina da gotinha, que deve ser aplicada aos 2, 4, 6 e 15 meses de idade. Até os cinco anos as crianças devem receber doses de reforço anualmente. 


 


E a vacina Salk, aplicada por via intramuscular, é indicada para pessoas possivelmente expostas ao vírus, com baixa imunidade, ou que viajam para regiões onde o vírus ainda está ativo. Lembre-se, a vacina não deve ser aplicada em crianças com vômitos, diarreia ou processos febris. 


 


A maior parte dos adultos e adolescentes maiores de 18 anos já recebeu a vacina. Porém, adultos que ainda não tenham recebido a vacina ainda podem ser vacinados. 


 


Confira algumas recomendações para evitar o contagio


 



  • Seja rigoroso com as condições de higiene. A falta de saneamento básico e de medidas adequadas de higiene são as principais causas de transmissão do vírus da poliomielite; 



  • Consuma apenas água limpa. A má qualidade da água utilizada para consumo e preparo de alimentos facilitam a proliferação dos diferentes tipos de poliovírus; 



  • Lave sempre as mãos. Lembre-se de lavar bem as mãos antes de preparar as refeições, antes de comer e depois de usar o banheiro; Ensine para as crianças hábitos saudáveis de higiene. Oriente sobre como lavar corretamente as mãos e somente beber água tratada.


 

FDNewS - Sistema de notícias da Feirinha DIGITAL
Todos os direitos reservados para Feirinha DIGITAL / HAM Rádio BR