FDNewS Banner
Bem-vindo ao FDNewS, Clique sobre o Título para ler o Artigo/Notícia

FDNewS Home
Cientistas detectam sinal de rádio que pode vir de uma civilização alienígena

Publicado: 30/08/2016

Cientistas detectam sinal de rádio que pode vir de uma civilização alienígena


Uma equipe de cientistas do SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence, ou "Busca por Inteligência Extraterrestre"), divulgaram na noite da última segunda-feira, 29, a descoberta de um estranho sinal de rádio vindo do espaço. Para muitos, existe a possibilidade de que esse sinal tenha vindo de uma civilização alienígena.


É claro que os cientistas ainda precisam investigar a fundo a origem deste sinal antes de confirmar sua procedência, mas a hipótese de contato com outros seres não está descartada. O sinal de 11Ghz vem de uma estrela catalogada como HD164595, localizada a 95 anos-luz da Terra.


A estrela em si é bem parecida com o nosso Sol e, segundo cálculos anteriores, tem cerca de 6,3 bilhões de anos - enquanto a nossa tem 4,5 bilhões de anos. Astrônomos sabem de apenas um planeta orbitando a HD164595, chamado de HD164595 b, que tem um diâmetro parecido com o de Netuno (muito maior do que a Terra) e completa uma volta em torno de sua estrela a cada 40 dias terrestres.



Com essas características, o HD164595 b nunca foi cogitado como um local onde fosse possível encontrar vida - pelo menos não como a da Terra. Isso não descarta a possibilidade de que haja outros planetas na órbita da mesma estrela que ainda não pudemos detectar.


Segundo Paul Gilster, o astrônomo que divulgou a descoberta do SETI, há muitas possíveis origens para o sinal de rádio, incluindo fenômenos naturais ou interferências nos telescópios dos pesquisadores. No entanto, as possibilidades mais óbvias - como FRBs (fast radio bursts, ou "rápidos estouros de rádio", que acontecem a todo momento no espaço sem uma explicação definitiva encontrada pela ciência) - já foram descartadas.


"Se isso for de uma fonte astronômica real, e não de origem alienígena, seria bem estranho", explicou Nick Suntzeff, astrônomo da Universidade A&M do Texas, nos EUA, ao site Ars Technica. Os FRBs, como ele explica, geralmente duram apenas 10 milissegundos, enquanto os sinais detectados pelo SETI são muito mais longos.


Como é o caso de toda descoberta curiosa feita pelo SETI, cientistas que participam do projeto ao redor do mundo já começaram a se concentrar em estudar este misterioso sinal de rádio, detectado por um telescópio na Rússia. Novas informações sobre a descoberta devem ser divulgadas nas próximas semanas.


 

 Fonte: Olhar DIGITAL
http://olhardigital.uol.com.br/noticia/cientistas-detectam-sinal-de-radio-que-pode-vir-de-uma-civilizacao-alienigena/61648

 


 

FDNewS - Sistema de notícias da Feirinha DIGITAL
Todos os direitos reservados para Feirinha DIGITAL / HAM Rádio BR