FDNewS Banner
Bem-vindo ao FDNewS, Clique sobre o Título para ler o Artigo/Notícia

FDNewS Home
Radioamadores apoiam esforços de socorro na Colômbia

Publicado: 05/04/2017

A ARRL relatou o envolvimento de radioamadores nos esforços de socorro e recuperação após o desastre de terra ocorrido na Colômbia.
Um deslizamento de terra desastroso, entre o dia 31 de março e 1 de abril, deixou mais de 230 mortos e devastou a cidade de Mocoa. Muitos estão entre os feridos e também vários desaparecidos, e equipes de busca estão lutando para encontrar sobreviventes nos escombros.
Uma rede de rádio de emergência está ativa em 40 metros, 7.093-7.095 MHz, para apoiar o esforço de socorro e recuperação dos sobreviventes.
"Os departamentos de Bombeiros de Mocoa e Garzón estão cientes da rede de rádio e também do suporte adicional do radioamador  HK3NOL, que está montando antenas adicionais", informou Roberto Rey, HK3CW.
"Radioamadores de La Plata e Garzón foram rapidos em apoiar pessoalmente os socorristas", disse ele. "Estamos prestando atenção à situação".
Chuvas fortes na província de Putumayo, na Colômbia, provocaram a lama e o deslizamento de rochas depois que um rio estourou suas margens, e os detritos varreram a cidade, enterrando casas e moradores. O presidente Juan Manuel Santos declarou estado de emergência depois que visitou a cidade.
Quase 1300 membros do Sistema Nacional de Gestão de Riscos e Desastres (SNGRD) estão trabalhando na área. Uma frota de aeronaves, veículos e embarcações foi desdobrada para o esforço. -
Agradecimentos ao Diretor do UNGRD Carlos Iván Márquez Pérez; IARU Região 2
Fonte ARRL
Http://www.arrl.org/news/radio-amateurs-supporting-colombia-landslide-disaster-relief-and-recovery-effort


 

FDNewS - Sistema de notícias da Feirinha DIGITAL
Todos os direitos reservados para Feirinha DIGITAL / HAM Rádio BR