FDNewS Banner
Bem-vindo ao FDNewS, Clique sobre o Título para ler o Artigo/Notícia

FDNewS Home
CICLO SOLAR DE 11 ANOS DO SOL ESTA DESTINADO A DESAPARECER

Publicado: 10/06/2017

O ciclo solar de 11 anos do Sol parece estar terminando, mas isso não acontecerá nos dias de hoje. 

 

Em um artigo enviado no dia 26 de maio à revista Solar Physics, dois cientistas estão reinterpretando as evidências anteriores para formular a hipótese de que a taxa de rotação do Sol e o campo magnético estão em uma fase de transição que pode levar ao alongamento dos ciclos solares, com o ciclo desaparecendo completamente entre 800 milhões e 2,4 bilhões de anos a partir de agora.

 

Travis S. Metcalfe e Jennifer van Saders propõem o cenário em seu artigo "Evolução Magnética e Desaparecimento dos Ciclos solares".

 

"Após décadas de esforço, o ciclo de atividade solar é excepcionalmente bem caracterizado, mas continua sendo pouco compreendido", afirmam os autores no resumo do documento. "O trabalho pioneiro no Observatório Mount Wilson demonstrou que outras estrelas semelhantes ao Sol também mostram ciclos de atividade regulares e sugeriram duas possíveis relações entre a taxa de rotação e a duração do ciclo. Nenhuma dessas relações descreve corretamente as propriedades do Sol, uma peculiaridade que exige muita explicação e muito estudo ".

 

Os autores citam evidências estelares para o desligamento da "travagem magnética" em estrelas semelhantes ao nosso Sol. "A nova imagem da evolução rotacional e magnética fornece uma estrutura para a compreensão de algumas características observacionais dos ciclos de atividade estelar que até agora foram misteriosos", disseram.

 

Metcalfe explicou suas observações através de um recente artigo da revista Forbes. "Nossas descobertas anteriores identificaram uma transição inesperada na rotação e no magnetismo das estrelas de meia idade", descreve Metcalfe no artigo, "The Sun's Magnetic Dynamo is Weakening" de Bruce Dorminey. "Nós agora temos provas diretas de que o dínamo estelar - o mecanismo dentro das estrelas que sustenta seus campos magnéticos - realmente desliga durante esta transição".

 

Em seu artigo, os autores disseram que as futuras observações com a rede global de telescópios do Observatório de Las Cumbres "prometem investigar o início e a duração da transição magnética que impulsiona a evolução e o eventual desaparecimento de ciclos de atividade parecidos com o Sol".

 

Um artigo de 2016 escrito por Travis - "Evidência estelar de que o dínamo solar pode estar em transição", publicado em The Astrophysical Journal Letters, concluiu: "O Sol ainda exibe um componente dipolo em seu campo global, particularmente perto do mínimo magnético, mas os análogos solares também sugerem uma concentração gradual do campo em escalas espaciais menores, levando a frenagem magnética enfraquecida, "

 

Metcalfe está listado no papel como associado ao Space Science Institute e à White Dwarf Research Corp, ambos em Boulder, Colorado. Van Saders está listado como associado aos Observatórios da Carnegie Institution for Science em Pasadena, Califórnia, e ao Departamento de Ciências Astrofísicas da Universidade de Princeton, em Nova Jersey.

 


 

Colaborador – Mauricio Beraldo PY4MAB 

 

 


Mauricio Beraldo Py4mab


http://br.groups.yahoo.com/group/ISSFANCLUBEBRASIL/


 

FDNewS - Sistema de notícias da Feirinha DIGITAL
Todos os direitos reservados para Feirinha DIGITAL / HAM Rádio BR