FDNewS Banner
Bem-vindo ao FDNewS, Clique sobre o Título para ler o Artigo/Notícia

FDNewS Home
O FUTURO DO RADIOAMADORISMO SERA O RADIO DEFINIDO POR SOFTWARE

Publicado: 15/12/2017

O futuro do Radioamadorismo no mundo será constituído de um equipamento baseado em software e suportado por hardware.


Os Radioamadores continuarão a soldar seus componentes e criar seus experimentos e também amarrar suas antenas, mas isso será um caminho que seguirá para uma grande mudança colocando um ponto final em tecnologias já ultrapassadas.


Atualmente já observamos um incrível aumento na utilização de programas de computador substituindo filtros cerâmicos e também o aumento de rádios definidos pelo software, mas essa mudança não afetou drasticamente a forma como os rádios são usados.


O hardware é menor e mais acessível do que nunca. Isso criou uma oportunidade para a tecnologia começar a mudar a forma como usamos o rádios. A mudança está começando a se concentrar em nós, os operadores e o software serão o catalisador dessas mudanças significativas.


Sempre haverá resistência às mudanças.


Os  filtros e rádios conhecidos atualmente sempre serão mais aceitos pelos Radioamadores atuais porque as mudanças nem sempre são bem vindas por falta de conhecimento.


O radioamadorismo sempre será um meio para explorar novas tecnologias.


Radioamadores menos experientes mas que querem aumentar seus conhecimentos em novas tecnologias construiram comunidades digitais de pessoas de mentalidade semelhante.


Os radioamadores que descobriram a praticidade de utilizar-se o WSPR e FT8 fascinantes estão utilizando esses novos softwares para se comunicarem utilizando o computador quando não existe propagação.


Comunidades como a FaradayRF estão colocando em dúvida a ideia do teclado para as comunicações avançando em direção a mais automação dos equipamentos de Radioamador.


 Os Radioamadores experimentam atualmente uma mudança de paradigma.


Atualmente o radioamador não é mais utilizado para comunicação em tempo real; Os experimentadores estão construindo infra-estruturas digitais interligadas para atender a comunidade em geral.


O hobby está prestes a explodir com o crescimento diretamente de plataformas de software e hardware esperando ser implementadas como ferramentas da caixa de ferramentas do radioamador.


As operações de rede dentro do radioamadorismo permitem que cada estação se torne maior que ela própria. Imagine autenticação em tempo real de QSOs usando assinaturas digitais.


As bandas de microondas podem ser preenchidas com a atividade, pois as redes digitais são muito mais adequadas para essas bandas.


O funcionamento das faixas de microondas é difícil com os contatos ponto a ponto, mas é perfeito para criar uma rede de saltos curtos entre grandes coleções de estações.


O radioamadorismo já não é apenas fazer contato por voz. Em vez disso, está se transformando em um meio extremamente útil para diversão, educação e experimentação, como sempre foi.


Simplesmente, sempre visualizamos o passatempo como meio de comunicação quando o hobby é ainda mais interessante se as comunicações se tornem o facilitador da tecnologia ainda melhor.


Nosso hobby nos proporciona a oportunidade de aventura, unindo estações distantes. É por isso que o futuro do radioamadorismo é mesmo o radio definido por software.


Abraçar essa mudança crescerá não só a tecnologia no radioamador, mas também a força da nossa comunidade.

 

Colaborador - Mauricio Beraldo PY4MAB 

 


 

FDNewS - Sistema de notícias da Feirinha DIGITAL
Todos os direitos reservados para Feirinha DIGITAL / HAM Rádio BR