Projetos dos Usuários:    ASD - Antena Dipolo Assimétrica Inclinada  -  Projeto: PU1LHP
ASD Asymmetrical Sloping Dipole, ou simplesmente, Dipolo assimétrico inclinado, é uma antena que consiste em um fio com o comprimento igual a 1/4 de onda da frequência de corte  ligado diretamente a malha do coaxial, e um fio ligado diretamente ao vivo deste mesmo coaxial, cujo comprimento pode variar entre 3/4, 5/4 ou até 7/4 em relação ao comprimento de onda da faixa de trabalho e uma inclinação que também pode variar de 20° até 45° em relação ao mastro principal e solo.
Esta inclinação juntamente com o comprimento (quartos de onda) irá determinar o ganho e diretividade da antena. Isto mesmo, diretividade. Esta é uma antena que possui características diferenciadas. Você consegue um lóbulo de irradiação suficiente para o bate-papo local, entretanto, para onde estiver apontado o fio de maior comprimento, ela terá um ângulo horizontal de elevação com um lóbulo mais agudo, como se fosse um sistema horizontal, tipo yagi, facilitando os contatos de longa distância (DX).
Esta antena pode ser construída para operar em qualquer banda de HF. Entretanto, devido ao comprimento do elemento principal, ela necessitará, por exemplo em 80 metros, de muito espaço e altura, considerando que somente um dos fios terá 1/4 de onda e o outro,  à partir de 3/4 de comprimento, ou seja, teria no mínimo, algo em torno de 19,25m mais 60m dependendo da frequência exata de corte, isto sem considerar a altura necessária do mastro principal para obter o ângulo de 30° em relação ao solo. 
Esta antena é muito usada na Europa e EUA para as faixas que vão de 21 até 50 MHZ, onde o tamanho final e altura do mastro principal é viável e fácil de se instalar. É sem dúvida uma antena de construção muito simples e de excelente desempenho, especialmente nestas épocas de propagação ruim, e também para quem não quer ou não pode investir em YAGIS,  QUADRAS-CÚBICAS e etc..., seja por falta de grana ou espaço, não importa, mas não quer deixar de fazer seu DX.
As melhores configurações já testadas para este tipo de antena, são as de 3/4 e de 5/4 de comprimento de onda com 30° de inclinação, onde o ganho e diretividade a transformam em uma verdadeira campeã do DX.
Atenção:  
É muito importante o uso de um BALUM 1:1 ou de um Choke de RF (tipo UGLY) na ligação do cabo coaxial com a antena para evitar retorno pela malha do coaxial. O ajuste desta antena também é muito fácil, pois esta configuração é ideal para os 50 Ohms, e é feito pelo elemento maior, que fica próximo do solo. A altura dos mastros (maior e menor) dependerá da faixa de corte da antena e da inclinação escolhida por você. Lembre-se também, que o cabo coaxial de 50 Ohms deverá obrigatoriamente ficar esticado, fazendo um ângulo de 90° em relação a antena.
Resumo:
1) Escolha a faixa de trabalho e a frequência de corte
2) calcule 1/4 de onda para ligar o malha do coaxial e 3/4 ou 5/4 ou 7/4 para ligar o vivo do mesmo coaxial
3) Prepare o Ckoke de RF no mesmo cabo que irá do rádio até a antena ( Ver Balum UGLY )
4) Ligue o malha da saída do Choke no pedaço correspondente a 1/4 de onda e o vivo no outro pedaço maior
5) Pendure a antena colocando o fio que corresponde a 1/4 de onda no mastro mais alto 
6) estique a outra ponta (fio maior) em direção ao solo, fechando para o ângulo, por exemplo, de 30°
7) estique o coaxial até o mastro mais alto, prendendo-o em uma posição que possibilite 90° em relação a antena
8) Faça o ajuste fino do ROE no fio maior que fica esticado em direção ao solo
9) Ligue no Rádio e bom DX
73 / PU1LHP